Cotidiano

Região Oeste se destaca pela força e inovação da indústria têxtil

Setor é um dos grandes motores econômicos da região


Imagem de Capa

EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

As cidades de Toledo e Cascavel lideram o ranking estadual de produção agropecuária. A região Oeste do Paraná é a quarta que mais gera empregos na indústria, entre 2011 e 2021, o PIB Industrial foi o que mais cresceu no estado, totalizando 178%.

Mas, nem só de agro se faz a força da indústria da região, outros setores como o têxtil, também tem sua relevância e desempenham papel importante no impulso da economia regional.

Até a década de 90, o Paraná foi o maior produtor de algodão do país, mas o clima desfavorável e doenças nas plantações, fizeram com que muitos produtores abandonassem a cultura. Nos campos, o algodão já não é mais o protagonista, mas deixou, um legado duradouro para o setor têxtil, inclusive no Oeste, e colocou cidades, como Cascavel e Toledo, no mapa econômico do país e transformou a região em um polo de inovação e desenvolvimento.

Na cidade de Toledo, por exemplo, há uma das mais importantes indústrias de fios do Brasil e uma das mais modernas da américa latina. Do algodão cru, se produz fios, que servirão de matérias-primas de qualidade para malharias e tecelagens. Com mil colaboradores e uma produção mensal de mais de 1.500 toneladas de fios, a fábrica tem grandes marcas como clientes.

E os fios seguem seu o processo produtivo na indústria. Em cascavel, na capital do Oeste, são mais de 160 indústrias do segmento têxtil, e muitas são consideradas referências nacionais. Na cidade também se faz vestuário de alta qualidade.

Assim como as linhas se traçam para costurar uma peça, os sonhos de várias pessoas se entrelaçam, graças ao papel da indústria, que é mover a economia e gerar renda.

E assim como em muitos setores existe a carência primordial a mão de obra, no setor têxtil não é diferente. Mas, no Oeste a dificuldade vira oportunidade. O polo têxtil de Cascavel, oferece cursos sem nenhum custo para a formação de mão de obra qualificada.

Mulheres saem formadas em auxiliar de corte e costura e prontas para o mercado de trabalho. Muitas vezes deixaram o próprio sonho de lado, para cuidar da casa, dos filhos. E hoje, encontram a chance de finalmente terem uma profissão e costuram o próprio futuro, transformando linhas e pedaços de tecido em um novo destino.

Essas mãos habilidosas e firmes, de cortes precisos, que manuseiam fios e retalhos não tecem apenas histórias, mas uma indústria viva e inovadora. O setor têxtil do Oeste é forte e sustentável, e já dá provas suficientes que tem vocação para se consolidar como polo têxtil regional. Um setor que aquece a economia, o mercado de trabalho, e não importa o tamanho da indústria, seja ela P, M ou G, todas elas contribuem para um futuro melhor cada vez mais promissor.

Confira os detalhes no vídeo:

EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano