Cotidiano

Receita Federal disponibiliza ferramenta para evitar fraudes com documentação

Iniciativa é importante na tentativa de garantir maior proteção dos dados dos brasileiros


Imagem de Capa

Imagem: Catve

De acordo com a Receita Federal, muitas fraudes no Brasil utilizam o CPF para abrir empresas de fachada ou laranjas. Para não ser vítima desse golpe, o contribuinte agora tem a opção de proteger o CPF.

A nova funcionalidade, chamada Proteja seu CPF, é gratuita e simples. Basta abrir o Portal Nacional da Redesim, disponível na página do Gov.br, e clicar em "Proteger meu CPF". Depois de entrar no sistema será preciso clicar em impedir participação, selecionar a declaração de estar ciente sobre o bloqueio e confirmar. Imediatamente o sistema impede a utilização do CPF para inclusão dele em quadro societário de empresa.

Jefferson é contado e todos os dias trabalha com o sistema Gov.br, que ainda precisa de alguns avanços para ser melhor aproveitado. No entanto, segundo ele a nova opção é bem-vinda, porque a abertura de empresas está cada vez mais simples.

A proteção do CPF para abertura de empresas abrange todos os órgãos registradores, como Juntas Comerciais e Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas.

Confira mais detalhes no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano