Cotidiano

A partir de fevereiro será possível pagar com pix por meio de aproximação

Clientes também não vão precisar sair do ambiente de compras online para realizar pagamento


Imagem de Capa

Imagem: Catve

Uma tecnologia que se espalhou feito rastilho de pólvora. Hoje, até mesmo o comércio popular de rua aceita o pagamento com pix.

O pix caiu mesmo no gosto do brasileiro. O uso desse meio instantâneo de pagamento cresceu 500% desde que foi criado, no fim de 2020. Segundo pesquisa da empresa Oliver Wyman Brasil, é o meio mais usado no país. Foi responsável por 40% do total de cerca de 108 bilhões em transações no ano passado. Já cheques, DOC e TED, que antes eram fundamentais, hoje, tem uma fatia de apenas um por cento.

Se já era fácil e prático, agora, vai ficar ainda mais simples e rápido. A partir de fevereiro, vai ser possível pagar com pix por meio de aproximação. Os clientes também não vão precisar sair do ambiente de compras online, em e-commerces, para realizar a operação por meio desse sistema eletrônico.

Isso tudo só vai ser possível graças ao desenvolvimento do Open Finance, um sistema de compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições financeiras. Graças a ele, os consumidores podem receber ofertas de produtos e serviços financeiros melhores e mais baratos.

O mecanismo deve ser semelhante ao que hoje ocorre nos cartões de crédito e débito, mas, muitas vezes, o risco e as fraudes acompanham a evolução tecnológica.

Confira mais detalhes no vídeo:

JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano