Cotidiano

Defensoria Pública pode ajudar famílias a conseguirem vagas em CMEIs de Cascavel

Para diminuir fila de espera, que passa de 4 mil crianças, nova unidade de ensino foi inaugurada hoje


Imagem de Capa

Foto: Catve

Muitas famílias enfrentam dificuldades na hora de conseguir vagas em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) para crianças, em Cascavel.

Para tentar diminuir a fila de espera, que passa de 4,7 mil crianças, a Defensoria Pública oferece um serviço exclusivo. Famílias que já tenham procurado a Secretaria Municipal de Educação e, mesmo assim, não conseguiram uma vaga, podem buscar a ajuda da Defensoria, que vai ajuizar uma ação contra o município.

De acordo com a defensora pública, Bruna Fonseca Correa Moncavo, a Defensoria atua para garantir os direitos à população. Bruna veio de Porto Alegre (RS) a Cascavel, justamente, para atuar na área de Infância e Juventude Cível.

Além disso, para ajudar a desafogar essa longa fila, foi inaugurado nesta terça-feira (2) o CMEI Professor Paulo Marques em Cascavel. As aulas na unidade estão acontecendo desde o começo de junho, mas a obra foi inaugurada pelo Município de Cascavel apenas nesta manhã.

A nova instituição de ensino fica no bairro Interlagos e é o maior da cidade. Com investimento de R$ 7,5 mil, financiados pelo município, o CMEI tem 1.900 m². Já estão sendo atendidos 200 alunos, mas com o aumento gradativo pode chegar a 340 vagas.

O CMEI Paulo Marques leva o nome do professor benemérito de Cascavel, que teve atuação de destaque na área educacional e que também se envolveu na política. A Letícia Fernanda é zeladora e mora a três quadras do CMEI. Ela conseguiu matricular a filha de três anos no local.

A unidade tem 10 salas de aula, brinquedoteca adaptada para crianças de até três anos, parque coberto com piso emborrachado e a primeira ‘bebeteca’ de Cascavel, um espaço onde as crianças podem aprender brincando com peças interativas.

O local também possui o sistema de captação da água da chuva para limpeza do prédio e energia solar. A mobília foi fabricada pela fábrica de móveis escolares do município.

Para ofertar a capacidade máxima de vagas, o CMEI precisa de mais servidores, que serão contratados nos próximos meses.

Mesmo assim, Cascavel ainda está longe de ter capacidade para atender todas as crianças nas unidades existentes. Segundo a secretária de Educação, Márcia Baldini, é impossível zerar a fila de espera de alunos.

"A Defensoria não faz mágica, e nem o Poder Público. Para conseguir atender toda a população de Cascavel, dentro da idade de Educação Infantil, seria necessário construir mais 40 CMEIs. Como a cidade está em expansão, é impossível atender 100% a população", defende Márcia.

Confira mais detalhes no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano