Cotidiano

Meta está proibida de utilizar dados de brasileiros em treinamento de Inteligência Artificial

Decisão foi tomada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão do Governo Federal


Imagem de Capa

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proibiu que a Meta (empresa dona de redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp) use dados publicados por usuários brasileiros para realizar o treinamento de uma Inteligência Artificial (IA) generativa. A decisão foi publicada nesta terça-feira (2).

Parte de uma nova política de privacidade, a Meta anunciou as mudanças no último dia 26 de junho. A ANPD instaurou um processo, pois observou indícios de violações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A autoridade entendeu que o uso dos dados pessoais era inadequado e que a empresa não informou devidamente as mudanças aos usuários.

No caso concreto, a ANPD considerou que as informações disponíveis nas plataformas da Meta são, em geral, compartilhadas pelos titulares para relacionamento com amigos, comunidade próxima e não para uso de treinamentos de ferramentas de IA.

A possibilidade do uso de dados de crianças e adolescentes, vedado pela LGPD, também foi observada e levada em consideração pela autoridade para proibir a nova política da Meta no Brasil.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano