Cotidiano

Professores aposentados fazem manifestação em Corbélia

Categoria está sem receber reposição salarial de janeiro a outubro de 2023


Imagem de Capa

Os professores aposentados manifestaram com faixas nas mãos. Da prefeitura, as educadoras seguiram para a Cassemc, Caixa de Assistência dos Servidores Municipais de Corbélia.

Com pedidos em defesa dos retroativos de 9%, que são da reposição salarial de janeiro a outubro do ano passado, os professores buscam por melhorias.

É o caso da Jurema, que foi professora por trinta e cinco anos, e está há 14 anos aposentada. Entre o retroativo e o os 14% da folha que está sendo descontado da previdência municipal, ela deixa de receber por mês cerca de R$1800.

Essa não é a primeira vez que a categoria protesta em busca dos retroativos, em setembro do ano passado foram feitas duas manifestações, uma pelo fim dos descontos de 14% da previdência municipal na folha de pagamento e outra sobre a cobrança do aumento salarial de 9%.

Em novembro, a quantia foi paga para todos os educadores, desde então os professores na ativa passaram a receber também o retroativo, só que os mais de 100 professores aposentados não.

Em nota a prefeitura de Corbélia informou que todas as medidas necessárias foram devidamente tomadas para regularizar o repasse dos valores.

Em março deste ano foi sancionada uma lei que estabelece a reposição salarial devida aos aposentados e que cabe agora a Caixa de Assistência dos Servidores Municipais de Corbélia a (Cassemc) proceder com o repasse do valor retroativo referente à reposição salarial aos professores aposentados.

A nota diz ainda que o município está acompanhando de perto o cumprimento dessa obrigação pela Cassemc. Já referente aos 14% que estão sendo descontados a quantia está em conformidade com base na obrigatoriedade na Lei Federal para o Regime Próprio da Previdência Social

A Cassemc está esperando um cálculo do Ministério da Previdência que deve sair até o fim de junho para avaliar a possibilidade do desconto de 14% ser feito apenas para quem recebe acima de dois salários mínimos. Já em relação ao retroativo de 9% a instituição diz não ter a quantia neste momento.

Isso porque não existe recurso, mesmo que a instituição tenha cerca de R$50 milhões em caixa para pagamentos dos benefícios dos aposentados e pensionistas, a Lei que criou o benefício do retroativo não indicou de onde sairá a quantia para o pagamento.

Confira a matéria completa no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano