Cotidiano

Cascavel registra 1° caso de febre do Mayaro; saiba como está o paciente

A doença é causada pelo vírus Mayaro (MAYV), um vírus transmitido por artrópodes


Imagem de Capa

Aedes aegypti

Foto: Divulgação/Fiocruz

A Secretaria de Saúde informou, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (23), que Cascavel, no oeste do Paraná, confirmou o primeiro caso de febre do Mayaro.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda semelhante à dengue e à chikungunya. A doença é causada pelo vírus Mayaro (MAYV), um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes). Surtos localizados têm sido registrados na região Amazônica do Brasil, principalmente nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente é um cascavelense que estava em missão em Manaus, no Amazonas, em abril. A suspeita da doença surgiu no fim da primeira quinzena de maio. Ele voltou ao Paraná no fim do ciclo da doença e está bem.

Sintomas

As manifestações clínicas nos pacientes com Mayaro são semelhantes àquelas provocadas pelo vírus Chikungunya e outros arbovírus. O quadro clínico têm início súbito com febre, entre 39 e 40°C, acompanhada de dor de cabeça, artralgia, mialgia, edemas articulares, calafrios, dor retro-orbital, mal-estar, erupção cutânea (exantema), vômitos e diarreia. O quadro clínico agudo pode persistir por 1 a 2 semanas.

Depois de identificar alguns desses sintomas, é preciso procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre seu local de residência, trabalho, passeio ou qualquer viagem para áreas rurais, de mata ou silvestres, nos últimos 15 dias antes do início dos sintomas.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano