Foto: Catve.com
O soldado do Corpo de Bombeiros Cláudio Rotava contou como foi a missão da 1ª equipe de militares cascavelenses no Rio Grande do Sul após as enchentes devastadoras destruírem grande parte do estado.
Saindo do oeste do Paraná às 17h de 1° de maio, antes das águas tomarem conta da Região Metropolitana de Porto Alegre, os bombeiros encontraram dificuldades já durante o percurso, antes de chegar à capital do estado.
"A gente fez muitos desvios devido a deslizamentos na rodovia e pontos que já haviam caído próximo das serras, que já haviam sido derrubadas", comenta.
As equipes também chegaram no Vale do Caí, a segunda região mais afetada pelas enchentes. No segundo dia de expedição, conforme relata Rotava, o Rio Guaíba elevou o nível do lago e fez com que as águas atingissem toda a região de Porto Alegre.
O militar comenta que os estragos no Rio Grande do Sul foram catastróficos, comparando com a tragédia ocasionada pelo Furacão Katrina, que matou mais de 1,4 mil pessoas, deixou mais de um milhão de desalojados e causou vasta destruição nos Estados Unidos em 2005.
"As famílias se aglomeraram em uma casa só, onde tinham 18 pessoas, 17 pessoas na mesma residência. É bem triste", lamenta.
Faça a sua parte
Toda ajuda é bem-vinda. O Corpo de Bombeiros precisa de voluntários para ajudar a receber os donativos, separá-los e acondicioná-los para que possam ser carregados nos caminhões destinados ao Rio Grande do Sul.
Os interessados que podem trabalhar como voluntários devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros via WhatsApp ou ligação telefônica pelo contato (45) 3220-0000.
Quem tiver interesse, pode doar donativos, como água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza até 22 de maio.
LOCAIS PARA DOAÇÃO EM CASCAVEL E REGIÃO
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642