Cotidiano

Nível do Rio Paraná está 6 metros abaixo do normal na região de Foz do Iguaçu

Faltam chuvas e a retenção de de água nos reservatórios das usinas de energia reflete


Imagem de Capa

Foto: Catve

O nível do Rio Paraná continua baixando na região de Foz do Iguaçu. A falta de chuva e a retenção d’água nos reservatórios das usinas produtoras de energia são os principais fatores.

A falta de água é mais visível no leito do rio abaixo da usina de Itaipu. Com produção baixa, a Binacional está retendo a água do reservatório antes da barragem o que reflete na vazão: rio abaixo.

Na região da Ponte da Amizade, onde a medição é feita, a cota está em 95 metros acima do nível do mar, pelo menos seis metros abaixo do normal.

Com o nível baixo, as rochas que geralmente ficam debaixo de água estão visíveis. A largura do Rio Paraná também vem diminuindo. Em alguns pontos, a água já se afastou mais de 50 metros da margem. Existe uma explicação para isso: não está chovendo na bacia do rio, que envolve seis estados brasileiros e o Distrito federal. Além disso, todas as 57 usinas hidrelétricas, acima de Itaipu também estão segurando água para a produção de energia.

Em alguns pontos, pescadores profissionais estão com dificuldades até para entrar na água. As rampas não chegam mais até o rio e quem navega pelo leito do Paraná precisa ter muito cuidado para evitar acidentes.

Confira a reportagem completa no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano