No próprio site da Receita Federal é possível verificar o status do CPF (Cadastro de Pessoa Física). É só clicar em "Assuntos", depois "Meu CPF" e em "Serviços em Destaque", escolher a opção "Consultar CPF". Vai aparecer o botão inicial na próxima página e o cidadão precisa então colocar o número do CPF e a data de nascimento, além de confirmar na caixa ao lado confirmando que é humano. Quando o resultado da busca dizer que o cadastro do documento encontra algum tipo de inconsistência é preciso ficar atento.
Restrições no CPF junto à Receita Federal podem ocasionar problemas que variam desde a qualquer movimentação de contas bancárias, até participar de concursos públicos ou receber aposentadoria, além de outros benefícios.
O delegado da Receita Federal de Cascavel afirma quais são as possíveis causas da irregularidade de um CPF.
Os status que caracterizam o CPF são:
• CPF nulo;
• CPF suspenso;
• CPF cancelado;
• CPF titular falecido;
• Pendente de regularização;
O problema pode ser resolvido online, remotamente. No site do órgão, na mesma aba "Meu CPF", clique na opção "Atualizar CPF", em "Etapas para a realização deste serviço" e escolha regularizar CPF. Preencha o formulário e aguarde até que o status seja atualizado no sistema, o que pode levar alguns minutos. Quem preferir o atendimento presencial deve ir até a agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Outra alternativa é buscar a própria Receita Federal, mediante agendamento.
As mudanças anunciadas recentemente têm o objetivo de aumentar a segurança nos casos de obtenção e regularização do CPF, que será o número único para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos da nova carteira de identidade.
Confira mais detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642