Cotidiano

Choque elétrico: como evitar acidentes?

Na última semana um homem morreu e outro ficou em estado grave


Imagem de Capa

O Corpo de Bombeiros repassou orientações sobre os cuidados para evitar acidentes com choques elétricos. Segundo o aspirante Jorge, no Paraná foram 180 registros no último ano.

Ele enfatiza que se comparando com as demais ocorrências parece ser um número baixo, mas não é devido a letalidade bastante alta nesses casos.

"A pessoa pode até ser resgatada com vida, mas por complicações depois ela acaba morrendo em um ambiente intra-hospitalar", afirmou o aspirante.

Segundo informado, na maioria dos casos esses acidentes acontecem com pessoas que estão realizando algum tipo de trabalho na fiação, instalação de telefonia, manutenção de pinturas, entre outras e acabam se expondo.

A orientação é que se possível fazer o desligamento e que o ideal é que não sejam feitas ações próximas a rede. Se necessário, entre em contato com a Copel, pois a companhia trabalha com sobreaviso.

"Uma vez que acontece o acidente é muito mais complicado de fazer o resgate dessa pessoa estando em um ambiente energizado, mesmo que o corpo de bombeiros desloque até o local a gente precisa que seja feito o desligamento", explica.

Já em casos de acidente, o solicitante deve acionar o socorro de imediato e também entrar em contato com a concessionária para desligar a energia da região.

Ao ver a pessoa recebendo a descarga elétrica, evite fazer o contato direto com ela para não se tornar mais uma vítima. Além disso, evite trabalhar próximo a material energizado, principalmente em fiação de alta tensão.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano