Cotidiano

Dom Adelar Baruffi fala sobre a renúncia e condição de saúde

Uma carta foi enviada ao Papa sobre as condições de saúde de Adelar Baruffi


Imagem de Capa

Dom Adelar Baruffi e Dom Aparecido Donizeti de Souza falaram sobre o pedido de renúncia que foi aceito pelo Papa Francisco nesta segunda-feira (12).

Dom Adelar Baruffi está em tratamento de câncer pela segunda vez. Mesmo estando melhor e participando das celebrações, o arcebispo vai se voltar ao tratamento.

O Arcebispo enviou carta ao Papa explicando sobre a situação e as situações passadas nestes últimos anos e os motivos para pedir a renúncia.

"Aquele que fiquei quase cego, aquele que eu não conseguia mais caminhar, aquele que tinha problemas de dicção, como tenho hoje , como não consigo hoje falar. Além de outros que não consigo falar", afirmou Adelar Baruffi.

Durante a fala, ele comentou sobre o estado de saúde. O arcebispo comentou que sofreu queda, precisou ficar acamado, desmaiou, teve trombose, descobriu dois nódulos, precisou fazer radioterapia e vai precisar de outros tratamentos psicológicos.

"E isso então foram os dados que nesses tempos que eu consegui recolher da minha vida. E com isto eu disse olha agora não é tempo mais trabalhar, vamos cuidar da gente e se tem coisa pra trabalhar então nós podemos ver quem pode", explicou.

Dom Adelar Baruffi agradeceu o apoio e a dedicação de Dom Aparecido Donizeti de Souza que esteve à frente dos trabalhos nestes últimos meses.

"Ele está em tratamento de quimioterapia e a previsão é que com a graça de Deus ele termine em abril. [...]. Vocês percebem que graças a Deus fisicamente ele está bem e isso é para nós uma gratidão a Deus e a tantas pessoas que cuidam do nosso agora Arcebispo Emérito, ou seja, saiu dos ombros a responsabilidade econômica e jurídica da arquidiocese", afirmou Dom Aparecido Donizeti de Souza.

A princípio, ele vai continuar morando em Cascavel como Arcebispo Emérito. Dom Adelar Baruffi também continua como membro da comunidade católica de Cascavel.

Agora, a espera é para o anúncio do novo arcebispo. Conforme informado, são enviados alguns nomes e são avaliados as necessidades da igreja e dentro do que é oportuno é feita a designação.

TRATAMENTO

A nomeação como arcebispo de Cascavel aconteceu  22/09/2021 poucos dias a notícia: Arcebispo Dom Adelar Baruffi é diagnosticado com tumor cerebral




** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano