Cotidiano

Entenda como funciona o programa Família Acolhedora em Cascavel

Ágata Sofia Saraiva estava em uma família acolhedora desde que nasceu


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Há mais de 10 anos Dilete faz parte do programa de acolhimento, e já recebeu inúmeras crianças em sua casa. Ela faz parte das mais de 150 famílias acolhedoras de Cascavel. Com ela vivem 3 adolescentes, duas tem 15 anos e uma de 16, que tem uma filha, um bebê que também está acolhida.

Por mês, a família que participa do Programa Família Acolhedora recebe um auxílio no valor de R$ 1.040 por acolhido. Para fazer parte do Programa, os moradores das famílias que são se candidatam, passam por uma avaliação psicossocial.

Depois de uma família acolhedora ser escolhida uma equipe técnica do programa que é formada por psicólogos e assistentes sociais, realiza acompanhamento com a família.

Na última sexta-feira, a justiça de Cascavel determinou a prisão do casal suspeito do sequestro da menina Ágata Sofia Saraiva. A criança de três anos estava em frente à casa da família acolhedora com quem morava há mais de um ano no Bairro Santa Cruz.

A mãe biológica, Emily Santos Saraiva e o namorado dela Maicon Henrique Paco são os suspeitos e são considerados foragidos da justiça. Eles são acusados de subtração de incapaz, sequestro e cárcere privado.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, a criança estava em acolhimento porque a justiça considerou que com a mãe biológica ela ficaria em situação de risco. Eram realizadas visitas com a supervisão, na sede do programa e a mãe biológica não poderia saber do endereço da filha.

Emily, a mãe biológica da Ágata foi acolhida quando engravidou da criança, isso aos 16 anos e desde então ela e a filha ficaram em acolhimento. Aos 17 elas foram separadas e a Ágata foi entregue para outra família acolhedora, que era a que ela estava vivendo no momento do sequestro.

Ainda segundo a Secretaria de Assistência Social, a mãe biológica estava passando por um processo de destituição, que é quando a família não tem condições de receber a criança de volta.

Vale destacar que as famílias acolhedoras quando recebem as crianças já sabem que não poderão adotá-las.

Confira mais detalhes no vídeo:

JC

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano