Catve
Três blocos da Escola Municipal Ita Sampaio, em Cascavel, seguem sem energia por furto de fios que aconteceu no domingo (05). Após duas semanas, o problema ainda não foi resolvido. A expectativa era para que a situação fosse solucionada durante este fim de semana. Segundo a Secretaria de Educação de Cascavel, o valor que falta para pagamento do serviço é de R$ 24, 5 mil. Os profissionais devem começar os trabalhos na terça-feira (21) e os pais terão que aguardar mais algumas horas.
No início da aula, os alunos da Escola Municipal Ita Sampaio, no Parque Verde, dão detalhes de como está sendo a rotina sem energia elétrica há 15 dias. Com todo o calor que tem feito, quem estuda no local está sem ar condicionado e sem água gelada.
De acordo com professores da escola, além do refeitório e da cozinha, seis salas de aula do Infantil 4 ao segundo ano seguem sem energia.
O mesmo se repete no Cmei Pedro Dambros, no bairro Alto Alegre. As crianças estão sendo recebidas, mas o local continua sem energia desde que os fios da área externa foram furtados na última sexta-feira (17). Os pais pedem mais segurança.
Desde abril, nove instituições de ensino do município tiveram a fiação levada por bandidos e foram vandalizadas. No fim de semana a Escola Maria Fumiko também passou pelo mesmo problema, após entrarem e mexerem nas câmeras.
Depois de sete dias de ter a fiação furtada a Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont está com as portas abertas apenas para orientar a população para se direcionarem para a Unidade Santo Inácio e não há previsão de retorno ao atendimento.
Os bandidos fizeram lanche, arrombaram todas as portas e deixaram um prejuízo de mais de R$20 mil só em vacinas. O problema é que as câmeras estão nos locais, mas em alguns o monitoramento não está integrado com a guarda municipal.
Em Cascavel, 110 unidades de ensino têm câmera, alarme e botão do pânico. Dessas, 10 não têm, mas os guardas patrimoniais fazem a segurança. E na saúde, somente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm monitoramento integrado com a Guarda Municipal.
Onde deveria disparar o alarme como no caso da Escola Ita Sampaio isso não aconteceu porque o fio foi cortado.
O Poder Público precisa olhar diferente para essas situações, já que muitas escolas da cidade foram vandalizadas, ao mesmo tempo que outros prédios públicos também.
NOTA SEMED
"A Secretaria Municipal de Educação informa que em função do valor do empenho para o reparo na rede elétrica da Escola Ita Sampaio, o mesmo será liberado somente na data de hoje (20). Os serviços devem ser iniciados amanhã (21)".
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642