Cotidiano

Névoa de incêndios encobre cidades do Paraná; vídeo

Fenômeno atingiu região oeste e noroeste do estado


Imagem de Capa

Cascavel

Foto: Catve.com

O céu de Cascavel, no oeste do Paraná, ficou encoberto por um nevoeiro na tarde desta quinta-feira (16). De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as correntes de vento podem estar transportando a fumaça do Mato Grosso do Sul em direção aos municípios paranaenses. 

Apesar da constatação do fenômeno, o instituto não soube especificar qual a região do foco. Nas imagens, é possível ver que o sol ficou com um aspecto alaranjado. Nas câmeras ao vivo da Catve em Toledo (PR) e Marechal Cândido Rondon (PR), também é notável a presença do fenômeno.

Os internautas do Portal Catve.com também informaram o registro da serração em outras cidades da Região Sul, como Rio Bonito do Iguaçu (PR), Ibema (PR), Dois Vizinhos (PR), Quedas do Iguaçu (PR), Chopinzinho (PR), Palotina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Balneário Camboriú (SC) e Florianópolis (SC).

Chuva

De acordo com o Simepar, há previsão de chuva para os próximos dias, o que deve fazer com que o céu se normalize, melhorando o ar.

Incêndios no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência em razão de incêndios na região norte do Pantanal. As medidas viabilizam a participação do Governo Federal em áreas estaduais por meio da Defesa Civil, além da transferência de recursos para as ações de combate aos incêndios florestais e municípios atingidos pelo desastre.

O decreto de Mato Grosso, publicado na terça-feira (14), tem vigência de 60 dias e é um reforço a outra medida que determinou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até 30 de novembro, para atender uma exigência do Governo Federal no pedido de apoio para combate aos incêndios.

Em Mato Grosso, as chamas se concentram no Parque Nacional (Parna) do Pantanal, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dorochê, nos parques estaduais Encontro das Águas e Rio Negro e em propriedades particulares. A preocupação é com o avanço de incêndios para a região norte de Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso do Sul, o decreto de emergência, também publicado na terça-feira (14), terá vigência de 90 dias e vale para os municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho, cidades da região pantaneira mais afetadas pelos incêndios.

Redação Catve e Agência Brasil

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano