Cotidiano

UPA de Dois Vizinhos é alagada após fortes chuvas; vídeo

Mais de 1,5 mil casas foram atingidas e cerca de 170 mm foram registrados nas últimas 12h


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dois Vizinhos

Em Dois Vizinhos (PR), as fortes chuvas causaram alagamentos em diversos pontos da cidade no sábado (28), incluindo uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em imagens compartilhadas pela Prefeitura, é possível ver que a UPA ficou completamente alagada. O corredor, a recepção e a sala de atendimento estão cobertos por água. Os medicamentos e equipamentos foram danificados.

Em razão do alagamento, o atendimento na UPA foi transferido para o Hospital Pró-Vida. O prefeito, Carlinhos Turatto, decretou situação de emergência no município. Mais de 1,5 mil casas foram atingidas e cerca de 170 milímetros de chuva foram registrados em um intervalo de 12 horas.

Chuvas mais fortes de toda a história da cidade

Segundo o presidente da Defesa Civil do município, Valdemir de Lima, as chuvas foram as mais fortes já registradas em toda a história de Dois Vizinhos. "Grande parte da cidade está embaixo d'água", disse.

A Defesa Civil está trabalhando para atender às famílias atingidas. Cinco pontos de acolhimento foram montados na cidade:

  • Ginásio de Esportes Teodorico Magalhães;
  • Ginásio Municipal de Esportes Jirauzão;
  • Pavilhão social do Bairro Sagrada Família;
  • Paróquia Santo Antônio;
  • Igreja Presbiteriana.

A Defesa Civil disponibilizou espaços para o recebimento e concentração de doação de água, alimentos e roupas:

  • Sede da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI);
  • Ginásio Jirauzão;
  • Casa da Amizade.

O prefeito expressou preocupação com a situação e garantiu que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para minimizar os impactos das chuvas. "Estamos monitorando a situação de perto e trabalhando para prestar auxílio às famílias afetadas. A segurança dos nossos cidadãos é a nossa prioridade", afirmou.

Defesa Civil do Paraná monitora ocorrências após fortes chuvas

A Defesa Civil do Paraná está monitorando 27 municípios do estado que registraram ocorrências após fortes chuvas. Os principais foram causados por alagamentos e enxurradas.

De acordo com a tenente Joyce Andressa de Oliveira, da Defesa Civil, as ações de resposta e emergência estão sendo realizadas pela corporação em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Chuva não trouxe danos estruturais nas barragens

A Defesa Civil também informou que a chuva não trouxe danos estruturais nas grandes barragens de produção elétricas do estado.

População deve se manter informada

A população pode se manter informada sobre as ocorrências por meio de alertas enviados para o celular. Para isso, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano