Imagens Willian Ferreira dos Passos/Dirlei Vandré Pedron
O município de Capanema, localizado no Sudoeste do Paraná, foi atingido por forte temporal no início da noite de segunda-feira (23).
Nas imagens capturadas por câmera de segurança é possível ver a passagem da chuva acompanhada de ventos fortes e descargas elétricas. No vídeo não dá para ver os estragos, mas pode-se perceber a força da tempestade.
Imagem Willian Ferreira dos Passos
Ainda não há informações sobre a velocidade dos ventos e a quantidade de chuva na cidade.
No município foram registrados destelhamentos, queda de barracões, postes quebrados, fios rompidos, além de outros danos.
Imagem Dirlei Vandré Pedron
Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros até na manhã de terça-feira (24) foram atendidas aproximadamente 240 famílias e entregues 9 mil metros de lonas. A entrega de materiais segue nesta manhã.
Os bairros com maiores números de afetados são São Cristóvão, Centro, Santa Cruz entre outros.
A Defesa Civil juntamente com Corpo de Bombeiros e Município estão em reunião para determinar quais as ações a serem realizadas nas próximas horas
CAPANEMA
Especialistas do Simepar informaram que a análise, conjunta e preliminar, apontou que a tempestade em Capanema tem característica de downdraft (rajada forte de vento que desce da nuvem para o solo com força), mas não apresenta claramente características rotativas para ser tornado. Os indícios, tamanho e dimensões dos estragos apontam, até o momento, para uma microexplosão (microburst), com rajadas máximas de vento estimadas entre 90 km/h e 100 km/h.
Tempestade muito semelhante que ocorreu em Maringá, no início do mês.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642