Foto: Reprodução/Secom
Um tornado da categoria F2, de acordo com a escala Fujita, causou destruição em Cascavel (PR), na manhã desta quarta-feira (4).
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a identificação do evento de efeitos severos ocorreu com base em dados dos radares meteorológicos e em evidências de superfície e de sobrevoo de helicópteros. Não existe referência de tornados anteriores na área urbana de Cascavel. Os registros foram iniciados em 1997.
"De acordo com os estragos obtidos, podemos classificar esse tornado como de categoria F2 (tornados dessa categoria podem atingir até 250 km/h), numa escala que vai de F0 até F5", acrescentou o coordenador do Simepar.
Além disso, o especialista afirmou que outros municípios também foram atingidos pela instabilidade atmosférica que afetou desde os municípios da região oeste até o leste do Paraná. "Dentro dessa linha de instabilidade, diversas tempestades com maior intensidade se formaram, especialmente em Cascavel.
Os Tornados e a Escala Fujita
Os tornados geralmente têm um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora. São ventos ciclônicos, menores que os furacões, que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão.
Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. As superfícies continentais super aquecidas geram ventos verticais e isto contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado.
A escala Fujita classifica os tornados por gravidade, dependendo do dano que eles causam. Foi desenvolvida em 1971 pelo meteorologista japonês Tetsuya Fujita e pelo engenheiro civil Allen Pearson, da Universidade de Chicago.
A métrica vai de F0 (Fujita-0) a F5 (Fujita-5), sendo F0 o tornado mais fraco e F5 o mais forte. A velocidade dos ventos é um fator importante na determinação da intensidade do tornado, mas não é o único. Outros fatores incluem o tamanho do tornado, a duração do tornado e o tipo de construção que é danificada.
Tornados F0
- Velocidade dos ventos inferior a 117 km/h; - Danos leves: danos menores a telhados, árvores e outdoors. |
Tornados F1
- Velocidade dos ventos de 117 a 180 km/h; - Danos moderados: danos significativos a telhados, árvores e outdoors; alguns danos a edifícios leves; |
Tornados F2
- Velocidade dos ventos de 181 a 250 km/h; - Danos severos: danos significativos a telhados, árvores e outdoors; danos estruturais a edifícios leves. |
Tornados F3 - Velocidade dos ventos de 251 a 330 km/h; - Danos catastróficos: danos significativos a edifícios leves; danos estruturais significativos a edifícios estruturais; alguns edifícios estruturais podem ser destruídos. |
Tornados F4
- Velocidade dos ventos de 331 a 418 km/h; - Danos devastadores: edifícios leves são completamente destruídos; edifícios estruturais são severamente danificados; pontes e viadutos são destruídos. |
Tornados F5
- Velocidade dos ventos superior a 418 km/h; - Destruição total: edifícios leves são completamente destruídos; edifícios estruturais são completamente destruídos; pontes e viadutos são destruídos. |
Previsão do Tempo
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, nesta semana, a tendência é de chuva expressiva em todos os municípios do Estado com volumes mais intensos na metade sul.
"Já nesta quarta-feira (4), chove forte em muitas cidades e o acumulado já pode passar dos 100 milímetros em parte do sudoeste e também da região central do Paraná", comenta.
Ainda de acordo com o meteorologista, a chuva deve aumentar no norte e no leste. "A chuva até dá uma trégua durante a sexta-feira (6), em muitos setores do Estado, mas volta com força no sábado (7). Essa chuva de sábado deve ser mais volumosa e trazer mais problemas", acrescenta.
Ao todo, o acumulado deve ultrapassar os 200 milímetros entre hoje e sábado. "Poderemos ter problemas de alagamento, enchentes e, até mesmo, algumas enxurradas rápidas nos grandes centros urbanos, especialmente na capital paranaense."
Cascavel em Alerta Laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, sinalizador de perigo, para Cascavel (PR) por conta da tempestade. O comunicado é válido até quinta-feira (5), às 10h, e também abrange a maioria dos municípios paranaenses.
Riscos Potenciais
- Chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia;
- Ventos intensos, atingindo velocidades de 60 a 100 km/h;
- Possibilidade de queda de granizo;
- Risco significativo de corte de energia elétrica;
- Danos em plantações agrícolas;
- Queda de árvores;
- Potencial para alagamentos.
Instruções
A população das áreas afetadas deve tomar medidas de precaução imediatas, seguindo as seguintes instruções, segundo o Inmet:
1. Evite abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
2. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
3. Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível;
4. Se necessário, ligue para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642