Ao longo dos últimos seis anos, Cascavel investiu na construção de 19 novas unidades de saúde. Destas, oito delas foram edificadas em regiões da cidade onde a população não contava com uma estrutura própria para atendimentos, sendo necessário o deslocamento até as unidades mais próximas às suas residências. Entre elas, a USF do Jardim Universitário, no Turispark, recentemente entregue para uso da população.
E, nesta terça-feira (3), foi realizada a licitação para a construção da 20ª unidade de saúde do Município, no bairro Santa Felicidade, uma reivindicação antiga da comunidade que cresceu consideravelmente com a criação de novos bairros na região sul da cidade.
A atual UBS (Unidade Básica de Saúde) do Santa Felicidade, conta com 313 metros quadrados e passou por uma reforma em 2019, atendendo uma população de cerca de 14.800 pacientes vinculados.
Neste certame (22/2023) participaram dez empresas de Cascavel, Céu Azul, Curitiba e Realeza. O valor máximo licitado para esta unidade de saúde é de R$ 5.435.872,47. Vencerá a licitação a empresa que apresentar o menor preço.
A nova unidade, porte 4, terá capacidade de atendimento para 16 mil pessoas e será composta por quatro equipes de saúde da família.
A comissão de licitação formada por três servidores, Fernando Gea, presidente da comissão, Douglas Stefanoski Dias, vice-presidente e Kássia Leandra Pereira, secretária da comissão, abriram os envelopes com a documentação de habilitação apresentada pelas dez empresas concorrentes do certame.
"Agora vamos fazer a conferência, e como são muitas empresas, vamos encaminhar para os técnicos da Secretaria de Saúde para que eles façam a análise da relação da documentação técnica exigida. Depois disso, eles nos devolvem a documentação com um parecer das empresas que estão aptas a continuarem ou não no certame, nós analisamos os apontamentos, fazemos um relatório da decisão e publicamos", explicou Fernando Gea, presidente da Comissão de Licitação.
Fernando disse ainda que após isso, "abre-se prazo de recurso de cinco dias úteis para as empresas contestarem o resultado. Não havendo recursos, a comissão de licitação segue com o processo, em caso contrário, abre-se mais cinco dias de prazo para as contrarrazões, segue para análise do prefeito, publica-se a decisão e a comissão retoma o agendamento da data de abertura de envelopes de preços". Não havendo nenhuma intercorrência em 30 dias, é conhecida a empresa vencedora da licitação 22/2023.
A nova USF do Bairro Santa Felicidade terá 708 metros quadrados. Uma área de vivência, com academia de saúde de 107 metros quadrados, totalizando 816 metros quadrados de área construída.
Além disso, haverá dois estacionamentos para servidores e funcionários e uma pista de caminhada.
Ela será padrão porte IV, o que significa que poderá atender até quatro equipes de PSF. A unidade terá a possibilidade de atender até duas equipes de saúde bucal.
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642