Cotidiano

Cascavel em alerta de perigo devido à onda de calor

Segundo o Inmet, as temperaturas excedem em pelo menos 5°C a média histórica do período


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo, com sinalização laranja, para Cascavel, no oeste do Paraná, por conta do calor intenso. O comunicado foi emitido às 12h desta quinta-feira (21), e vai se estender até o fim da tarde de domingo (24), às 18h.

O aviso também é válido para os demais municípios do oeste paranaense, como Cafelândia, Céu Azul, Corbélia, Foz do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Missal, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Toledo. Os municípios localizados na porção norte do Paraná estão em alerta de grande perigo. Clique aqui e veja a lista completa.

Alerta Laranja

Seguindo os protocolos internacionais, a notificação é emitida quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período.

Segundo o Inmet, a intensidade está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si. O aviso será reavaliado diariamente para possíveis ajustes, especialmente, na área de atuação do fenômeno.

O panorama previsto pelos meteorologistas do Inmet aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira (22). As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo, especialmente.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas elevadas elevam a probabilidade de incêndios na vegetação, principalmente, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, tendo em vista que essas regiões se encontram ainda no período mais seco do ano.

Onda de calor

Ainda de acordo com o Inmet, a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica - quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, ampliando, também, a temperatura da massa de ar. A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.

Instruções

  1. Vista roupas claras;
  2. Beba bastante líquido, especialmente água;
  3. Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  4. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano