Cotidiano

Sobe para 47 número de mortes após enchentes no RS

Até o momento, 354.711 moradores foram afetados e 940 ficaram feridos


Imagem de Capa

Registro feito em Lajeado (RS)

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Houve um aumento no número de mortos, de 46 para 47, após o ciclone extratropical ter causado enchentes no Rio Grande do Sul. O balanço de dados foi divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (14).

Segundo o governo estadual, esta é a maior tragédia climática dos municípios gaúchos. Até o momento, cem cidades foram atingidas, 4.8 mil pessoas foram desabrigadas, 354.711 foram afetadas e 940 ficaram feridas.

Confira os números logo abaixo, segundo a Defesa Civil:

Mortes: 47
Bom Retiro do Sul: 1
Colinas: 2
Cruzeiro do Sul: 5
Encantado: 1
Estrela: 2
Ibiraiaras: 2
Imigrante: 1
Lajeado: 3
Mato Castelhano: 1
Muçum: 16
Passo Fundo: 1
Roca Sales: 11
Santa Tereza: 1
Desaparecidos: 9
Arroio do Meio: 1
Encantado: 1
Lajeado: 2
Muçum: 4
Roca Sales: 1
Pessoas resgatadas: 3.130
Desabrigados registrados: 4.892
Desabrigados no momento: 1.693
Desalojados: 20.963
Feridos: 940

Como ajudar as vítimas?

O Governo do Estado criou a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações em dinheiro daqueles que quiserem ajudar as vítimas das enchentes que atingiram a região nesta semana.

Foi estabelecida uma chave PIX, CNPJ: 92.958.800/0001-38, que já está disponível para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial.

O anúncio da criação da conta foi feito pelo governador, Eduardo Leite, neste sábado (9), nas redes sociais.

Cuidado com golpes!

Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco é o Banrisul.

Os valores serão geridos pelo Estado em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária. A medida busca disponibilizar um canal seguro para canalizar as doações, que serão aplicadas de forma transparente, com auditoria e fiscalização do poder público. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

Recursos provenientes do Governo Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PR) anunciou que o Governo Federal vai conceder R$ 1 bilhão em empréstimos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para ajudar a recuperar a economia do Rio Grande do Sul, que sofre com os efeitos devastadores de um ciclone extratropical que atingiu diversas regiões do estado na última semana.

Além disso, Lula informou que mais 354 mil trabalhadores com carteira assinada poderão acessar os recursos depositados nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

"O que eu posso garantir ao povo do Rio Grande do Sul, ao povo da região que foi prejudicada pela chuva, é que o governo federal não faltará no atendimento das necessidades do povo da região, seja pequeno e médio empresário, morador, pessoas que perderam as casas. Vamos cuidar do povo com muito carinho porque o povo não pode sofrer do jeito que está sofrendo", disse Lula.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano