A Operação Paraná III reúne militares do Brasil e do mundo para exercícios de ajuda humanitária entre 13 e 18 de agosto. Foram disponibilizadas 372 viaturas, 57 blindados, 13 embarcações, quatro helicópteros.
O Oeste do Paraná receberá o efetivo de 1.700 militares do Brasil e mais de 120 de diversos países do mundo como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Esse é um exercício de ajuda humanitária com a participação de exércitos do continente americano em um contexto simulado de desastres naturais, sendo explorado casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população figurada.
No local foi criado um país fictício "AMARELO" que sofreu com diversos desastres climáticos e catástrofes, precisando um suporte internacional.
Nas ações serão aplicadas técnicas de resgate de pessoas desaparecidas em ilhas e desmoronamentos, pessoas desabrigadas, além de feridas que precisam de atendimentos.
O objetivo da Operação Paraná III é além de treinar o Exército Brasileiro, trocar experiências com países que já passaram por situações de risco.
Coordenam e executam esta atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). Participam também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.
No ano passado, a primeira fase da Operação Paraná III foi realizada no município paranaense de Cascavel e estiveram presentes, além do Brasil, doze exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.
Imagens Guia Medianeira e Comunicação Social da 5ª Divisão de Exército
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642