Em junho deste ano o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná iniciou a fiscalização da barragem do Lago Municipal de Cascavel. O relatório está próximo de ser concluído e na manhã desta quinta-feira (10) o facilitador de fiscalização do Crea-PR fez novos registros fotográficos para a conclusão da análise.
Preliminarmente, a fiscalização do Crea-PR diz não ser possível ainda fazer qualquer apontamento sobre a barragem, já que esse comitê precisa avaliar tecnicamente as condições que ela se encontra.
A fiscalização tem o objetivo de reduzir as chances de acidentes envolvendo barragens.
O Plano de Segurança envolve a retirada de árvores do talude do Parque Paulo Gorski, abaixo do Lago, que faz parte da formação da barragem e até mesmo o controle correto de formigas.
A Secretaria também trabalha na elaboração de um Plano de Emergência. As preocupações aumentaram depois do desastre ambiental em Brumadinho-MG, onde o rompimento de uma barragem causou 270 mortes.
Pelo volume de água, naturalmente a barragem do Lago Municipal de Cascavel é considerada de alto risco, mas neste momento não apresenta qualquer condição para um rompimento.
Confira a matéria completa:
JC1
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642