Cotidiano

Vítima está no túnel do armazém 3 de cooperativa de Palotina, diz Corpo de Bombeiros

Trabalhador está desaparecido desde as explosões registradas na quarta-feira (26)


Imagem de Capa

O Tenente-Coronel Rogério de Lima Araújo do Corpo de Bombeiros fez atualizações sobre a frente realizada na cooperativa agroindustrial C.Vale de Palotina. Hoje completa o quarto dia de trabalhos. 

As ações acontecem desde o dia das explosões registradas na quarta-feira (26 de julho). O caso foi registrado no fim da tarde e deixou oito pessoas mortas, onze feridas e uma está desaparecida.

O Tenente-Coronel explica que a vítima está no túnel do armazém 3. Ele relata que já foram acessados pela parte da frente por aproximadamente 25 metros. Já pela parte de trás não foi possível entrar no túnel.

Sobre o contato com a vítima, foi afirmado que ainda não houve contato verbal com o trabalhador e que o cão também não sinalizou. Para auxiliar no deslocamento do cão, escoras com madeirite foram colocadas para que ele pudesse andar sobre os grãos.

Com relação aos trabalhos, ele informou que eles avançaram na noite de quinta-feira (28) onde foram retiradas toneladas de grãos e fazer a desobstrução da entrada do túnel.

"Ai nós adentrando ao túnel, se ele estiver inundado de grãos, o que é uma possibilidade, nós temos que ir retirando o grão e acessando até acessar a vítima. [...]. Esse armazém ali tem 80 metros de extensão, nos conseguimos adentrar 25/300 metros da parte da frente e a parte de trás estamos tentando acessar", afirmou.

No local há cerca de 11 mil toneladas de grãos e ao todo foram retiradas cerca de 50 toneladas de forma otimizada. Segundo o comandante, não será necessário retirar todo o montante, mas sim parte dele. Cinco máquinas são utilizadas para aspirar o material e uma virá de Curitiba para auxiliar nos trabalhos.

Rogério de Lima Araújo explica que agora no local há ventilação, com a instalação de um exaustor. Ele explica que no local havia Monóxido de Carbono resultante da explosão. Com o equipamento e a ventilação é possível trabalhar com segurança.

"Ele (o exaustor) permite as trocas de gás. A norma exige 30, nós estamos com 50 trocas por hora. Então nós estamos bem ventilados, seguros, pra trabalhar nesse túnel", explica.

Para dar continuidade aos trabalhos, são mantidas as guarnições necessárias para fazer um bom atendimento por parte do Corpo de Bombeiros. São cerca de 10 bombeiros por turno, alguns de 12h e outros 24h, além de dois cães e materiais e veículos. 

Além disso, há efetivo como 30 a 50 colaboradores, mais maquinários, guindastes, corpo técnico de engenheiros, além de outros profissionais.

O tenente-coronel ainda explica que a estrutura ainda oferece risco, pois não se sabe a condição que está a parte de baixo. No entanto, há monitoramento com os engenheiros da empresa.

Leia também

Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano