Cotidiano

Estudos apontam superpopulação de ratões-do-banhado no Lago Igapó em Londrina

Em pouco mais de 30 dias de estudo foram registradas 121 aparições


Imagem de Capa

Emiliano Esquivel Granja / Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal da UEL

Os ratões-do-banhado estão cada vez mais presentes no Lago Igapó em Londrina, no Norte do Paraná. 

Por conta disso, que eles viraram tema de pesquisa da UEL (Unidade Estadual de Londrina). Em pouco mais de 30 dias de estudo, foram 121 aparições registradas no Lago Igapó 2, ou seja, essa população pode ser maior ainda.

O objetivo do estudo é repassar informações à Secretaria do Meio Ambiente, para que o Município tenha informações sobre os riscos que os animais oferecem à cidade.

O estudante de Ciências Biológicas da UEL, Emiliano Eschivel, ficou responsável por registrar os ratões. A espécie tem hábitos noturno, então ele precisou de paciência e atenção.

Conforme explicado por uma professora e pesquisadora da univerdade, os ratões do banhado não são originários daqui. Essa é uma das espécies consideradas mais prejudiciais do mundo, pois escavam as laterais dos rios e são transmissores de doenças como toxoplasmose e leptospirose.

Uma das preocupações, é que os animais estão próximos a área urbana. Há algum tempo houve um registro de invasão em imóvel localizado na área norte da cidade.

A professora orienta com relação a atitude das pessoas alimentarem os ratões. Isso faz com que a população da espécie evolua rapidamente.

Fotos: Emiliano Esquivel Granja / Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal da UEL

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano