A Diocese divulgou a programação de Solenidade de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (8). Um dia de feriado para muitos, mas também de orações que recordam o sentido da doação, da partilha e da esperança na comunidade de fé por meio da Eucaristia. Por tradição, a cerimônia é preparada bem antes por grupos de fiéis que se dedicam na confecção e organização dos tapetes para o rito de passagem do Santíssimo Sacramento, dia em que a Eucaristia "passeia" pelas ruas das cidades como sinal da fé das pessoas.
A preparação dos tapetes envolve muito empenho e dedicação, bem como uma dose extra de criatividade, que vão a partir do uso da serragem colorida, até o uso de gravuras e pinturas nos tecidos com imagens sacras. As pessoas que se envolvem nestes preparativos geralmente estão engajadas nas pastorais e movimentos e conselhos de pastoral. Mas há um universo muito grande de catequistas e catequizandos, grupos de jovens e outros que se empenham dias antes da celebração ou até mesmo na madrugada da cerimônia.
O bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, presidirá a Solenidade de Corpus Christi, às 9h, na Catedral Cristo Rei. Ao final da procissão, haverá a bênção eucarística. As demais celebrações serão realizadas conforme o horário de costume das comunidades de fé.
Este ano, algumas paróquias programaram única celebração para reunir ainda mais os fiéis. Na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim América, a Solenidade de Corpus Christi será às 8h30, reunindo os fiéis das capelas Nossa Senhora de Guadalupe, do Santa Clara IV, e Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Europa. Em seguida, todos partem em procissão entoando cantos e orações que remetem ao sentido da Eucaristia como alimento da fé. A procissão será até a Casa de Maria onde acontecerá a bênção eucarística.
Por sua vez, os fiéis das comunidades que fazem parte da Paróquia São Pedro e São Paulo, estarão reunidos na Capela São Vicente de Paulo, localizada na Vila Boa Esperança. A celebração terá início às 9h.
Ainda na cidade de Toledo, a paróquia que está em formação, localizada no Jardim Pancera, realiza a Solenidade de Corpus Christi com o pedido para que os fiéis levem para a celebração um quilo de alimento não perecível. Comunidades de fé localizadas no interior do município também receberão a celebração, conforme a programação de suas paróquias.
Dia 07/06 - Missa da Véspera, seguida de Vigília Eucarística
- 19h30 até 0h Igreja São Francisco de Assis - Jardim Coopagro
- 20h às 23h Catedral - Capela do Santíssimo
Dia 08/06 - Solenidade de Corpus Christi
- 6h Adoração ao Santíssimo - Igreja Sagrada Família - Panorama
- 8h Igreja Nossa Senhora das Graças - Novo Sarandi
- 8h Igreja São Francisco de Assis - Coopagro
- 8h Capela Santa Maria - Jardim Santa Maria
- 8h Igreja São Cristóvão - Vila Industrial
- 8h Capela Nossa Senhora de Lourdes - Vila Becker
- 8h Igreja Nossa Senhora das Graças - Novo Sarandi
- 8h30 Igreja Santa Rita de Cássia - Jardim América
- 9h Catedral
- 9h Igreja São Vicente de Paulo - Vila Boa Esperança
- 9h Capela Nossa Senhora Aparecida - César Park
- 9h Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Panorama II
- 9h Igreja Menino Deus - Jardim Porto Alegre
- 9h São Luiz do Oeste
- 9h Capela Santa Teresinha - Jardim Gisela
- 9h Capela São Miguel, de São Miguel
- 9h30 Igreja Nossa Senhora Aparecida - Jardim Pancera
- 9h30 Igreja Nossa Senhora do Rocio - Concórdia do Oeste
- 10h Igreja Nossa Senhora de Fátima - Vila Nova
- 15h Igreja Sagrada Família - Jardim Panorama
- 15h Capela Sagrado Coração de Jesus - BNH São Francisco
- 15h Bom Princípio do Oeste
- 15h Ouro Preto
- 15h Boa Vista
- 15h Capela Nossa Senhora Aparecida - Fachini
- 15h Capela Nossa Senhora de Fátima, de Novo Sobradinho
- 19h30 Igreja Menino Deus - Jardim Porto Alegre
Assessoria