Nesta manhã de quarta-feira (10), a ação, que faz parte do Maio Amarelo, é voltada aos servidores do Município de Cascavel. Eles participaram de palestras e também puderam ter acesso aos óculos simuladores.
A demonstração foi realizada no Hall de entrada do auditório. Cones delimitaram o espaço para que os participantes tivessem a experiência dos efeitos do álcool, da droga ou do sono no organismo.
Estão disponíveis três equipamentos com graus diferentes. O mais forte simula o uso de álcool no período da noite com 1,24 a 1,67 miligramas de álcool expelido dos pulmões, o que equivale a quatro doses de whisky.
A Luciane de Moura, coordenadora de educação de trânsito da Transitar, explica que o equipamento repassa o que a pessoa sente, como perda de reflexo, tontura e ver em duplicidade.
Claudinei Andrade é encarregado do setor de transportes Transitar e utilizou o óculos que demonstra o efeito do álcool. Ele comenta que a sensação é diferente e que não é possível visualizar nada, pendendo o sentido da direção.
Os óculos serão utilizados nas campanhas educativas que a Transitar realiza na cidade. O objetivo é de que as pessoas mudem o comportamento com relação as drogas, álcool, fadiga ou sono na condução.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642