O Bosque Guarani foi inaugurado em 1996, aproveitando uma área de mata da prefeitura bem no centro da cidade que estava abandona.
No local, funcionou por muitos anos o zoológico municipal, uma atração a mais para os turistas que se hospedavam no centro de Foz do Iguaçu.
O zoológico do Bosque Guarani abrigava cerca de 150 animais.
O bosque está fechado para a visitação pública desde que o zoológico foi desativado e os animais transferidos para outras unidades. A área está sendo revitalizada, mas ainda não existe um plano do que será feito.
Esta audiência pública na câmara é o início de uma discussão que pode definir o futuro do bosque.
Como é de interesse de todos, até os índios, Avá Guarani, da aldeia Ocoy em São Miguel do Iguaçu, trouxeram sugestões.
Segundo o cacique da tribo, o local poderia abrigar um centro cultural dos povos indígenas, já que eles estavam aqui bem antes do homem branco e com o progresso a cultura Ava Guarani foi sendo deixada de lado.
Para as autoridades do setor do meio ambiente, o Bosque Guarani é importante para a cidade porque fica em uma região central. Um espaço verde que pode ser muito bem aproveitado como espaço de lazer a população e visitantes, inclusive criando uma identidade visual.
Além disso, pode incentivar a educação ambiental através da preservação do espaço.
Confira a matéria completa:
JC1
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642