Os bancos anunciaram a suspensão do empréstimo consignado para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após o Governo Federal reduzir a taxa de juros. A recomendação dos especialistas para os aposentados é de cautela.
A redução da taxa de juros de 2,14% para 1,70% determinada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) causou uma reação por parte dos banqueiros que anunciaram a suspensão do crédito consignado para aposentados do INSS. Os bancos particulares são responsáveis por 89% dos empréstimos consignados no Brasil.
Os representantes da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), afirmam que não têm condições de pagar os custos de captação de clientes com as novas taxas e que a decisão de suspender o crédito não foi coletiva. A alegação é que cada banco tem sua política comercial e as instituições não precisam reportar a entidade para a concessão ou suspensão de linhas de crédito.
Entretanto, mesmo com a redução da taxa de juros para 1,70%, os bancos continuam com retorno significativo.
Segundo o economista, Ronaldo Bulhões, este tipo de empréstimo dá aos bancos toda garantia de pagamento por isso os juros deveriam ser menores.
Os especialistas lembram aos aposentados, que precisam de dinheiro, que o momento é delicado e o melhor é aguardar.
Confira a matéria completa:
EPC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642