Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um casal xingou a funcionária pública e membro do Coletivo 8M (8 de Março), Silvana Rodrigues, enquanto ela falava sobre as desigualdades vivenciadas diariamente por mulheres pretas e pardas, na Feira do Teatro de Cascavel, na manhã de domingo (5).
De acordo com a nota de repúdio do movimento, Silvana alertava que a luta por direitos não pode ser tarefa única do sexo feminino. "Se faz necessária a união de todas, todos e 'todes'", disse a palestrante.
Entretanto, um homem saiu do meio do público e disse "todes é o escambal", "vão trabalhar vagabundas". Logo em seguida, a acompanhante dele repetiu: "vão trabalhar".
Conforme é possível nas imagens, o sujeito e a acompanhante deixaram a exposição. Enquanto isso, Silvana falava no microfone: "É por conta disso que a gente faz a luta porque tem pessoas que não respeitam esse espaço e não conseguem ouvir. É um cidadão que felizmente está se retirando. Nós vamos sim continuar fazendo a luta independente se gostam ou não", concluiu.
"Situação vexatória, caluniosa, de injúria civil e porque não racial (uma vez que a fala era feita por uma mulher preta). Tentativa de calar as mulheres, num ato de machismo e racismo explícitos. Desrespeito, ofensa, agressão são intoleráveis", diz a nota do coletivo 8M.
A Feira do Teatro de Cascavel além de repudiar o ato, afirmou ser contra atitudes racistas, homofóbicas, preconceituosas e discriminatórias.
Confira a nota da Feira do Teatro de Cascavel na íntegra:
"Em respeito a nossos clientes e visitantes a Associação Feira do Teatro vem a público informar que repudia atos racistas, homofóbicos ou de qualquer natureza preconceituosa e discriminatória.
O racismo é prática intolerável em qualquer civilização e não condiz com os valores de nossa Feira.
Salientamos nosso apreço a sociedade em geral, sem qualquer tipo de discriminação".
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642