Cotidiano

VÍDEO: Comportas de vertedouro de Itaipu Binacional continuam abertas

Desde o dia 14 de janeiro comportas abertas para o controle do nível do Rio Paraná


Imagem de Capa

Foto: Catve

A Usina Hidrelétrica de Itaipu continua com o vertedouro aberto jorrando água e, proporcionando um espetáculo para os visitantes. Na manhã desta quarta-feira (25) a vazão era de 3,8 milhões de litros por segundo. O volume equivale a quase três vezes as águas que caem nas Cataratas do Iguaçu, por exemplo.

 A vazão considerada normal é de 1,5 milhão de litros por segundo na sétima maravilha do mundo moderno. Desde 14 de janeiro o vertedouro está aberto para controle de nível do reservatório e também para manter segurança da barragem da usina, segundo Itaipu.

Para quem deseja aproveitar para fazer uma visita podem adquirir os ingressos no site da Itaipu Binacional, acessando:

www.ingressos.turismoitaipu.com.br

O vertedouro está aberto desde o dia 14 de janeiro após 15 meses fechado. A medida é necessária para escoar o excedente de água não usado para geração de energia e manter a segurança da barragem.

Outras hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) também passaram a verter nos últimos dias, como no complexo Belo Monte (Rio Madeira) e nas bacias dos rios São Francisco e Rio Grande. A elevação do nível do reservatório destas usinas foi causada pelo aumento das chuvas, associado ao incremento da geração pelas fontes fotovoltaica e eólica.

A recuperação dos principais reservatórios brasileiros ocorre após um período de forte escassez hídrica, nos anos de 2021 e 2022.


Catve

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano