Cotidiano

Mutirões das Especialidades realizaram mais de 25 mil agendamentos em 2022

Com objetivo de diminuir e até mesmo zerar as filas de espera


Imagem de Capa

Foto: Catve

PUBLICIDADE


A fila de espera de pacientes de Toledo que aguardavam uma consulta, exame ou procedimento especializado solicitados na rede básica e pelos demais serviços de saúde do município até 2020, em alguns casos, passava de sete anos. Em 2021 a Rede de Atenção Especializada do Município, departamento pertencente à SMS (Secretaria de Saúde), iniciou os Mutirões das Especialidades, ações que tinham como objetivo diminuir e até zerar as longas filas de espera.

No final daquele ano foi constatado que as ações resultaram em mais de 16 mil agendamentos extras nas especialidades. O resultado foi tão positivo na Central de Especialidades que, em 2022, a experiência foi repetida resultando em mais de 25 mil agendamentos de consultas, exames e procedimentos, tanto para atendimento na sede da Central de Especialidades (UBS Paulista), no Ciscopar e clínicas credenciadas ao Consórcio. R$2 milhões provenientes de recursos próprios do Município foram destinados para essas ações nestes dois anos.

"Algo que podemos destacar nessas ações é a grande evolução no quesito tempo de espera. Ao compararmos o tempo de espera no começo de 2021 para o tempo de espera atual de 2023, podemos facilmente identificar que hoje, o usuário do SUS realmente possui acesso mais rápido às especialidades, o que melhora sua qualidade de vida, visto que, obtendo diagnóstico e tratamento em menor tempo, possui maiores chances de cura, de estabilização, evita-se agravos na saúde do paciente, muitas vezes impedindo de evoluir para indicações cirúrgicas e outros tipos de complicações", aponta a diretora da Rede de Atenção Especializada da SMS, Katheli Mayumi Hino do Nascimento.

Além disso, a contratação de profissionais auxiliou para a redução das filas de espera. "Cardiologista, por exemplo, fizemos a reposição de um profissional e a Gestão Municipal autorizou a contratação extra de outro cardiologista em função da alta demanda que tínhamos nessa área. Outro profissional, que está atendendo uma alta demanda após sua contratação, é a médica vascular. Em 2021 o tempo de espera na fila para esta especialidade chegava a quase cinco anos, e agora está em 10 meses. A previsão é zerar essa fila em 2023", informou a diretora.

Ela disse ainda que o envolvimento da equipe da Central de Especialidades, tanto os administrativos que fazem os agendamentos, quanto os demais profissionais de saúde que realizam os atendimentos foi fundamental para o resultado obtido. Nesses dois anos, os servidores da Central de Especialidades trabalharam horas adicionais todos os meses para reduzir o tempo de espera da população nas filas para consultas e exames. Outro parceiro foi a UFPR que, com seus especialistas e acadêmicos de Medicina ofereceram consultas junto à Central de Especialidades.

Desafios 

Um novo espaço para melhor acomodar as pessoas e ampliar as possibilidades de atendimentos, inclusive de parcerias com universidades para manter estratégias de estabilidade da demanda pelos serviços especializados. O primeiro passo já foi dado, o local já foi providenciado e está em fase de finalizar reformas, em seguida a instalação de mobiliário e equipamentos. A previsão é que até o mês de março a nova sede já esteja em funcionamento.

Mutirão de Especialidades 2023 

No próximo sábado (28) tem início aos mutirões de 2023 na UBS Paulista, das 7h30 às 17h para cardiologia, endocrinologia, vascular, dermatologia, neuropediatria e pequenas cirurgias. São pacientes previamente agendados que já receberam suas guias pelas unidades de saúde. É importante não faltar neste dia, bem como seguir as orientações médicas para cada situação. Além disso, a equipe administrativa estará recebendo os pacientes com cirurgias programadas para retirarem exames pré-operatórios e receberem orientações sobre a campanha Opera Paraná.

Prefeitura de Toledo


** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano