Cotidiano

Provopar de Cascavel inaugura a Casa Modelo no bairro Interlagos

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (09)


Imagem de Capa

Foto: Assessoria

A Casa Modelo do Provopar foi inaugurada no bairro Interlagos, região norte do Cascavel, nesta sexta-feira (9).

O evento contou com a participação da população, secretários municipais e do prefeito Leonaldo Paranhos.

No espaço, moradores terão acesso a cursos de corte e costura e de doméstica. Algumas aulas já estão acontecendo. Os laboratórios estão todos equipados com máquinas, linhas e demais materiais. A casa nos moldes de uma moradia de verdade foi criada justamente para que trabalhadores tenha aulas de como cuidar de uma residência. Todo o treinamento necessário para assumir a função de doméstica. 

Em outras salas lousa para a modelagem de roupa a ser seguida pelas participantes. O curso Corte e Costura, que dura em média um mês, já era desenvolvido pelo Provopar, passando a ser executado na Casa Modelo.

Essa capacitação será feita por voluntários de Cascavel que são especialistas na área.

O prédio tem como foco contribuir para inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A base do trabalho na região aconteceu após uma pesquisa feita com as mulheres assistidas com refeições e revelou que oito em cada dez são empregadas domésticas ou diaristas e a maioria está desempregada. Por isso, a Casa Modelo terá agora a Oficina de Trabalhadores Domésticos, que vai formar por mês 15 profissionais.

"Eu acredito que será um divisor de águas na vida delas e a gente está muito feliz porque é realização de um sonho", destacou a voluntária do Provopar, Fabiola Paranhos.

O espaço foi edificado em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que custeou a construçã. O Provopar investiu em equipamentos, como contrapartida.

As inscrições para participar da oficinal pode ser feita pelo telefone (45) 3902-1422.

Na Casa Modelo também outras oficinas, com a de Corte e Costura, com duração de três meses e capacidade de 30 alunos por turma.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano