Cotidiano

Mais de 200 Títulos de Domínio são emitidos para assentamento em Rio Bonito do Iguaçu

Assentamento Marcos Freire tem 574 famílias assentadas


Imagem de Capa

Foto: Assessoria

O Incra emitiu, na terça-feira (20), em Rio Bonito do Iguaçu, município na região centro-sul do Paraná, 248 Títulos de Domínio (TD) para famílias do assentamento Marcos Freire. A ação de regularização fundiária foi concluída no Centro Comunitário do Centro Novo, situado dentro da área de reforma agrária.

O trabalho foi viabilizado a partir de mutirão com força-tarefa formada por servidores da autarquia para atualização cadastral na Plataforma de Governança Territorial (PGT), criada pelo Incra para dar mais agilidade aos processos de titulação. O assentamento Marcos Freire foi criado em dezembro de 1998 e tem 574 famílias assentadas em uma área de, aproximadamente, 10 mil hectares.

As atividades tiveram as presenças das famílias beneficiárias, servidores do Incra e da Sala da Cidadania da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, e autoridades locais, estaduais e setoriais rurais, como do sistema Faep/Senar-PR/Federação da Agricultura do Paraná.

Agora, propriedade dos agricultores Vitória de Fátima e José da Silva Mendes, com cerca de 11 hectares, se planta um pouco de tudo: hortaliças, soja, milho, feijão e trigo, além da criação de gado leiteiro. O casal trabalhou por quase três décadas em uma área bem menor, em Realeza (PR), na região sudoeste do estado.

Assentados desde 2008, aguardavam com grande expectativa a chegada do título definitivo, enfim recebido. "Não acreditávamos que isso aconteceria. Ficávamos intranquilos, pois era uma situação de muita incerteza no passar dos anos, mas aconteceu e não sairemos daqui por nada", comemoram os donos da terra. Para eles, a segurança do título é "garantia de qualidade de vida na propriedade construída com muito trabalho", destaca Vitória.

A assentada Roseli Teresinha de Oliveira Silva Carneiro e o marido Roque Umberto receberam o documento definitivo depois de 20 anos de espera. O plantio de milho e a criação de gado leiteiro, suas principais atividades, deverão ganhar novo fôlego com a propriedade em nome da família. "Agora podemos dizer, com toda segurança, que somos brasileiros de verdade, com o tão sonhado e desejado título", declarou a agricultora

Assessoria

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano