Cotidiano

O que faz com que os papagaios falem como os humanos?

José Rico, de 8 anos mora com Taciana, uma responsável legalizada perante ao IAT


Imagem de Capa

Foto: Catve

Existem 12 espécies de papagaios, essas aves vivem no Paraguai, Bolívia e em diversas regiões do Brasil. Alguns tem plumagem com dores diferentes, mas todos tem o verde em comum.

O Viva Bem foi conhecer o José Rico, de 8 anos mora com Taciana, uma responsável legalizada perante ao IAT, ela é a fiel depositário da ave.

Ela conta que era residente técnica do IAT quando o antigo tutor de José entregou ele para o órgão, de forma voluntária. "Ele não é regularizado mas eu perante ao órgão estou regularizada com ele porque tenho o termo de depósito de fiel depositária".

A figura fala algumas palavras do dia a dia, como: pipoca, pirata e vovó. 

Mas afinal como que eles conseguem falar?

A explicação para isso é a inteligência acima da média das outras aves, e usam a inteligência e memória para imitar os papagaios mais velhos. No cativeiro imitam os humanos e outros animais.

Além disso, a anatomia da laringe que equivale as pregas vocais também contribui. O bico e língua fazem com que o som saia mais potente e menos assoviado, o timbre da voz dos papagaios também tem características semelhantes ao dos humanos.

A ave pode viver até 80 anos e para ter um é preciso seguir regras rigorosas de registro no Ibama, ou comprar em lugar legalizado, o preço pode chegar a R$ 5 mil.

Vale lembrar que tráfico e comércio ilegal desse tipo de animal é crime ambiental. Veja a reportagem de Luiz Haab.  


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano