Cotidiano

Justiça Federal determina fechamento de empresas negociadoras

Sentença determina que elas encerrem em definitivo os serviços irregulares de advocacia


Imagem de Capa

Imagem Assessoria

A decisão, proferida pelo juiz Friedmann Wendpap, titular da 1ª Vara Federal de Curitiba, alcança as empresas O Solucionador, que atua em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Ponta Grossa, e a Solu, de Maringá. A sentença determina que essas empresas encerrem em definitivo os serviços irregulares de advocacia.

A OAB Cascavel elaborou, em 2020, um dossiê contendo provas de que uma empresa privada que atua em diversas cidades do Paraná captar clientes de forma irregular e com isso exercer irregularmente a profissão da advocacia. Com base nisso, a Justiça Federal determinou o encerramento definitivo dessas atividades ilícitas.

De acordo com os autos do processo, essas empresas promoviam propaganda ostensiva de serviços de negociação extrajudicial com instituições financeiras, comprometendo-se junto ao cliente redução de dívidas de parcelas. Ocorre que a operação funcionava de forma diferente: essas empresas obtinham de seus clientes um instrumento de procuração e buscavam acordos judiciais.    

"Depois de uma luta árdua, iniciada em Cascavel, sob a condução, principalmente do ex-presidente Jurandir Parzianello e pelo ex-vice-presidente Paulo Roberto Pegoraro Junior, além de outros aguerridos advogados e advogadas, conseguimos essa expressiva e histórica vitória. Muito mais que o êxito nos tribunais, acaba-se uma prática de captar indevidamente ações e recursos financeiros de forma irregular", destacou o advogado Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel.

Para o ex-presidente da OAB Cascavel, Jurandir Parzianello, graças ao levantamento minucioso de advogados voluntários e a riqueza de informações apurados no dossiê, devidamente encaminhado à Seccional para que os procedimentos legais fossem encaminhados no âmbito de sua jurisdição, a Justiça acaba de fazer o melhor encaminhamento, preservando os interesses da comunidade e da advocacia", disse.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano