Cotidiano

Mais de 14 mil crianças não foram vacinadas contra pólio em Cascavel

Secretaria de Saúde alerta para os pais levarem os pequenos para garantir a proteção


Imagem de Capa

Imagem CATVE

Das mais de 18 mil crianças, público alvo da campanha, em Cascavel apenas 3.309 receberam a dose, o que representa uma cobertura de apenas 17%. Ou seja, mais de 14 mil crianças, isto é, 83% dos pequenos de um ano a menores de 5 anos, ainda não foram levados pelos pais para garantir a imunização.

A ação segue até dia 9 de setembro, com vacinação em todas as unidades de saúde de Cascavel, de segunda a sexta, a partir das 8h às 16h, e com imunização a partir das 8h às 21h45, nas unidades do Nova Cidade, Floresta e Santa Cruz, que fazem o atendimento noturno.

Os dados são preocupantes e reacendem o alerta aos pais para que reservem um tempo para levar os filhos para receberem a vacina. A vacina contra a pólio é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil, uma doença que está erradicada do Brasil há 30 anos, mas que existe, sim, o risco de voltar, caso a cobertura vacinal não avance em todo o país.

A paralisia pode deixar sequelas gravíssimas e até mesmo levar uma criança à morte. Por isso, os alertas não são exagerados. É uma questão de saúde pública, da saúde dos pequenos cascavelenses que têm o direito à imunização.

MULTIVACINAÇÃO

Com o objetivo de ampliar a cobertura de imunização em todo o país, o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 9 de setembro. Em Cascavel, a imunização acontece em todas as unidades de saúde do Município, de segunda a sexta, a partir das 8h.

A multivacinação vale para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A ideia é atualizar a carteirinha de vacinação. Todas as vacinas do calendário de rotina previstas pelo Ministério da Saúde estarão disponíveis. Dentre elas, doses de influenza, covid, pentavalente, meningo C, HPV, febre amarela e entre outras.

USE MÁSCARA!

A vacinação é gratuita e um direito dos cascavelenses. O PMI (Programa Municipal de Imunização) recomenda levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde, portanto, não se esqueça da proteção.

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano