Foto: ilustrativa Pixabay
Paciente diagnosticado com varíola dos macacos em Cascavel esteve em estado que há transmissão comunitária da doença. A assessoria não informou qual o estado esse homem, com idade entre 30 e 39 anos, esteve.
Conforme a médica da Vigilância Epidemiológica, o paciente teve início dos sintomas em 24 de julho. Ele teve sintomas como febre, dor no corpo, mal-estar e o surgimento de lesões na pele que iniciam com bolhas de água, passam a ser lesões até que somem completamente.
Conforme a médica, o período de incubação da doença é de 5 a 21 dias. Quanto ao período de isolamento ela explica que inicia com 10 dias e passa por reavaliações, normalmente variando de duas a quatro semanas.
Ainda sobre o homem diagnosticado com a doença, Alana explica que ele apresentou quadro leve, não houve gravidade e não precisou procurar um serviço de saúde de maior complexidade.
Rozane Campiol, Gerente de Vigilância Sanitária, explica que o monitoramento acontece de forma conjunta e que a Secretaria de Saúde já desenhou uma rede de atendimento. Caso a pessoa apresente sintomas característico da doença, ela pode buscar uma unidade de saúde de referência.
Sobre a vacina, Rozane comentou que três tipos estão análise, mas nenhuma ainda foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A gerente de Vigilância Sanitária inda explica que a doença se manifesta em crianças e gestantes e que a orientação é para que essas pessoas não tenham contato com casos positivos.
Além do caso positivo, em Cascavel há quatro em investigação e dois já foram descartados.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642