Cotidiano

Corpos devem passar pelo necrotério do HU após mudança no protocolo do IML

Alteração é para pessoas que morreram dentro das ambulâncias depois de acidentes de trânsito


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

O protocolo para o recebimento dos corpos de vítimas que perdem a vida dentro das ambulâncias do Siate, durante o procedimento de socorro a acidentes graves mudou, segundo o Corpo de Bombeiros.

Antes os corpos iam direto para o Instituto Médico Legal (IML), agora precisam ser encaminhados para o necrotério do Hospital Universitário (HUOP) para depois serem levados ao IML. O procedimento pode aumentar o tempo de espera para liberação dos corpos aos familiares. A Regional de Saúde não foi informada sobre a mudança.

A mudança no protocolo foi informada pelos representantes do Corpo de Bombeiros. Até então as vítimas de acidentes graves aqui em Cascavel que passavam pelas mãos dos socorristas e não sobreviviam dentro da ambulância antes de chegar a um hospital eram levadas para o Instituto Médico Legal. Mas o procedimento agora mudou de acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros de Cascavel, a alteração foi comunicada pelo instituto e os acertos estão sendo feitos junto ao Consamu.

A alteração na forma de trabalho pode significar um tempo maior de espera das famílias pela liberação dos corpos. É todo um procedimento que envolve a elaboração de laudos legais. Para os bombeiros tudo precisa ser acertado para que o trabalho seja feito sem perda de tempo.

Mas a alteração não chegou oficialmente aos representantes de outros órgãos públicos. A diretora aguarda um posicionamento oficial tanto do Instituto Médico Legal como da Secretaria Estadual de Saúde sobre a questão.

Confira a reportagem completa:


JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano