Foto: Catve
É no inverno que as formigas cortadeiras mais dão trabalho principalmente para quem trabalha com hortas, jardins e plantações.
O horticultor Walter José Bessegatto não tem sossego nem um dia sequer. É que nos 365 dias do ano um dos trabalhos na extensa área de horta que ele cuida em Toledo, é preciso fazer o controle das formigas cortadeiras.
Walter cultiva oito tipos de hortaliças e desde os 15 anos aprendeu como lidar com as pragas que precisam ser controladas. Ele até já fez curso e se especializou em formigas cortadeiras. E se o horticultor trabalha duro, é no inverno que elas trabalham mais ainda, por isso é nesse período que a atenção é redobrada.
Na nossa região, os problemas são com as formigas saúva e quenquém, espécies presentes na maioria dos biomas brasileiros. De acordo com a bióloga e agrônoma Daliana Uemura, as medidas de controle das cortadeiras antes das revoadas, que ocorrem na primavera são imprescindíveis.
A isca granulada que pode ser encontrada em casas agropecuárias é uma dos produtos mais eficazes para fazer o controle das formigas cortadeiras. Pra fazer o uso é importante seguir as orientações descritas nas embalagens. outra orientação importante é que a aplicação deve ser feita em dias quentes, sem umidade, de preferência ao amanhecer ou entardecer.
O controle das formigas cortadeiras visa conter prejuízos em hortas, jardins e plantações, mas na hora de usar, manusear e armazenar a isca é importante manter crianças e animais de estimação longe do produto. Para aplicar o formicida também é necessário usar equipamentos de proteção individual.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642