Cotidiano

Cooperativismo impulsiona o desenvolvimento de comunidades no Oeste do Paraná

Cooperativa de grãos exporta produtos para mais de 40 países


Imagem de Capa

Foto: Catve

Trabalho feito a várias mãos vem transformando vidas há cinquenta anos, no Paraná. O cooperativismo impulsiona comunidades agrícolas, urbanas, científicas e estrangeiras.

Retratos de um caminho rumo ao passado, que leva à Cascavel do início da década de 1970. O cooperativismo já dava os primeiros passos quando viu nascer uma de suas forças.

No agronegócio, a união dos produtores deu cor ao desenvolvimento e promoveu uma transformação ao longo do tempo. Foi uma semente que fez brotarem comunidades inteiras, que cresceram junto com os pilares do cooperativismo.

A pouco mais de 20 quilômetros do Centro da cidade fica o distrito de São João do Oeste. Um lugar que cresceu movido pelo cooperativismo.

A cooperativa de grãos ampliou mercados. Hoje exporta produtos para mais de 40 países.

O frigorífico de aves da Coopavel abate 240 mil frangos por dia. Carne consumida por brasileiros e pessoas de todos os continentes. São 2400 funcionários que se revezam em turnos sem parar.

Comunidades científicas de outras partes do mundo participam do desenvolvimento que percorre estas esteiras, não há divisas nem fronteiras.

Parte da tecnologia é holandesa, a outra é puramente brasileira. E a mão de obra vem de todas as regiões do país e também do exterior. De cada dez colaboradores, quatro são estrangeiros.

Confira a reportagem completa:

JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano