Cotidiano

Aumento no número de casos de dengue em Cascavel reforça necessidade do fumacê

Aplicação do inseticida pode chegar a até sete ciclos se casos não diminuírem


Imagem de Capa

Foto: Catve

Aplicação do quarto ciclo de aplicação do fumacê teve início nesta sexta-feira (27) em Cascavel. Desta vez, a aplicação está acontecendo nos bairros Coqueiral, Aclimação e Claudete. De acordo com a coordenadora do Programa de Endemias, Ana Paula Barboza, a aplicação do fumacê pode chegar a até sete ciclos no município se os casos continuarem aumentando. "Cada ciclo significa uma aplicação em determinada região. Agora estamos fazendo a aplicação pela quarta vez nesta região", explica.

Ana Paula comenta que a aplicação do inseticida pelo fumacê é uma ferramenta para auxuliar no controle do mosquito da dengue. "Porém, de nada adianta se a população continuar com os velhos hábitos e deixar o mosquito se proliferar pela comunidade. Não adianta passarmos o fumacê se os criadores ainda existirem no quintal", diz. 

Uma dificuldade na aplicação do inseticida, de acordo com a coordenadora, é que com o tempo frio, as pessoas não abrem as casas. "Quando o fumacê passa é preciso que as pessoas abram as janelas para deixar ele entrar no imóvel, porque os mosquitos estão escondidos dentro de casa. Se você fechar a casa, o mosquito está protegido lá dentro com você".

As armadilhas feitas pelo Setor de Endemias é algo que tem mostrado resultados. "As últimas que fizemos mostrou um número reduzido de fêmeas, mas ainda estamos com palhetas com ovos do mosquito. Isso quer dizer que ainda existem fêmeas e por esse motivo ainda há a transmissão de casos", afirma. 

Ana Paula reforça a importância da participação da população na eliminação dos criadores do mosquito e a necessidade das pessoas tomarem os cuidados necessários em seus quintais.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano