Cotidiano

Paraná lança residência técnica e especialização em Ciências Forenses; são 87 vagas

Residentes farão atividades práticas em unidades do Instituto Médico Legal e no Instituto de Crim


Imagem de Capa

Foto: UEM/SETI

Com o objetivo de incentivar a pesquisa, desenvolvimento, inovação tecnológica em ciências forenses, e fortalecer o atendimento à população, o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (26) o programa de Residência Técnica e Especialização em Ciências Forenses. Os recursos para viabilizar o programa ultrapassam a R$ 5,4 milhões e serão utilizados para custear as bolsas-auxílio para residentes e despesas administrativas para a execução do programa.

A Restec será desenvolvida em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os 87 residentes selecionados desenvolverão atividades práticas, durante o período de dois anos, em unidades do Instituto Médico Legal e no Instituto de Criminalística, ligados à Polícia Científica do Paraná nos municípios de Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Jacarezinho, União da Vitória, Toledo, Umuarama, Ivaiporã, Pato Branco, Campo Mourão, Paranavaí, Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava e Paranaguá.

Em paralelo os profissionais cursarão disciplinas que integram o Curso de Especialização em Ciências Forenses, ofertado na modalidade a distância pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com carga horária total de 480 horas. O curso tem como objetivo capacitar profissionais nesta área, compreendida como métodos e técnicas científicas aplicadas para a resolução de crimes e o esclarecimento de outros assuntos legais (cível, penal ou administrativo).

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou a importância da residência técnica na formação de novos quadros, permitindo ao profissional desenvolver atividades práticas de formação na esfera pública.

"Esta estratégia tem contribuído para que todos os órgãos do serviço público do Paraná ganhem muito, pois os residentes contribuem com novas ideias e ajudam os setores a se reinventarem em suas práticas. O Estado contribui com a formação de profissionais que podem, após a residência, serem incorporados ao serviço público estadual ou municipal", disse.

O diretor da Polícia Científica do Paraná e presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses, Luiz Rodrigo Grochocki, destacou a atuação da Polícia Científica no Estado.

"Hoje temos 27 unidades em funcionamento no Paraná, e todas vão ofertar vagas para residentes. Realizamos em torno de 120 mil exames por ano, atendemos diversas instituições como o Exército Brasileiro, a Polícia Militar, Justiça Estadual, Ministério Público, além de outros órgãos em âmbito estadual e federal. Nesse sentido, os residentes poderão contribuir efetivamente e se desenvolverem profissionalmente durante os dois anos de prática junto a Polícia Científica", afirmou.

PARA CONCORRER - Para concorrer às vagas, o candidato deve ter concluído o curso de graduação nos últimos três anos, em uma das 39 áreas contempladas pelo edital. Poderão concorrer graduados em medicina, odontologia, farmácia, enfermagem, psicologia, biologia, biomedicina, biotecnologia, administração, economia, contabilidade, engenharia de bioprocessos, engenharia biomédica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, química, física, engenharia química, engenharia eletrônica, engenharia mecatrônica, medicina veterinária, geologia, engenharia cartográfica, engenharia da computação, informática, computação, fonoaudiologia, direito, museologia, biblioteconomia, arquivologia, gestão da informação, estatística, matemática, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional.

Os residentes receberão bolsas mensais no valor de R$ 1.900,00 e auxílio-transporte pelo período de dois anos. Recentemente, o Governo do Estado aprovou reajuste de 25% no valor das bolsas custeadas no âmbito da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, atualmente em processo de implementação nas diversas instâncias governamentais.

AEN-PR

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano