Foto: Catve
A problemática da dengue está tomando proporções alarmantes à nível nacional, tendo sido registrado um aumento assustador no número de casos confirmados da doença de 2021 para 2022.
A Vigilância em Saúde de Itaipulândia, buscando alertar a população com relação á dengue, traz importantes informações relativas aos trabalhos desenvolvidos pela equipe e os problemas detectados.
Entre os dias 15 e 17 de março a equipe fez o LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti Predial), fará 232 visitas à imóveis através dos Agentes de Endemias. Esses imóveis são sorteados pelo sistema e localizam-se no Bairro Jardim Ipê, Monday, Curitibano, Belo Horizonte e no Centro da cidade.
Conforme dados da Vigilância em Saúde, o levantamento apresentou LIRA de 2,1%, o que proporciona um resultado favorável diante do índice preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%, mas a equipe faz um alerta: diante dessa situação real encontrada nas residências, através dos trabalhos dos agentes de endemias, o município está na eminência de declarar Epidemia de Dengue.
Isso justifica-se pelo fato de que, neste momento, o município possui 87 notificações e 27 casos positivismo para dengue e oito aguardando resultados, o significa dizer que se esse forem confirmados a epidemia chegou. Ressaltando que a nível de região vários municípios já declararam Epidemia de Dengue.
Paulo Donizete Veloso, diretor da Vigilância em Saúde disse que "o momento é de todos nos unirmos e eliminarmos os possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, pois a Dengue, Zica e Chikungunya só serão evitados com a nossa conscientização".
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642