Cotidiano

Universitários de Palotina sofrem queimaduras durante aplicação de trote

Pelo menos 25 acadêmicos ficaram feridos; prática é proibida pela instituição


Imagem de Capa

Foto: Correio do Ar

Estudantes de Palotina sofreram queimaduras causadas por desinfetante de uso veterinário - a popular creolina - durante a aplicação de um "trote", prática esta proibida pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), na quarta-feira (30).

Segundo depoimento de alunos, a primeira parte do "trote" foi bastante tranquila, já que atividades tranquilas foram realizadas. Porém, o problema começou quando os alunos foram até um terreno baldio e teve início ao que eles chama de "trote sujo". Foi neste momento em que os veteranos pediram para os alunos ficarem de joelhos e fechar os olhos. Ali, eles jogaram o líquido nos alunos.

Pelo menos 25 estudantes ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Municipal de Palotina onde passariam por atendimento médico. Além disso, eles foram até a delegacia de Palotina fazer o boletim de ocorrência sobre o caso.

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Palotina, Pedro Lucena, a suspeita é que havia outros produtos inflamáveis no recipiente, e não somente creolina. "Recolhemos a embalagem e vamos fazer as análises necessárias para verificar o que era exatamente esse líquido", explica. Ele ainda informa que todos os alunos feridos irão fazer o exame de corpo e delito no IML e os responsáveis pelos ferimentos serão responsabilizados.

Segundo a coordenação da Universidade, será feita uma apuração dos fatos pela Secretaria de Assuntos Disciplinares para então a Universidade tomar as medidas em relação aos alunos envolvidos no trote.

No regulamento do Coun (Conselho Universitário) a aplicação dos chamados trotes é proibida e os infratores devem ser submetidos às normas disciplinares do Regimento Geral da UFPR. O conselho ressalta ainda que os calouros não são obrigados a participarem de qualquer tipo de atividade realizadas pelos veteranos. Em caso de ameaça ou constrangimento, denúncias podem ser feitas, de forma anônima, à coordenação dos cursos, à ouvidoria ou ao Programa de Repressão à Violência e à Discriminação da UFPR.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano