Foto: Divulgação/Prefeitura de Prudentópolis
Prudentópolis, no centro-sul do Paraná, abriga uma das maiores comunidades descendentes de ucranianos fora da Ucrânia. Dessa forma, o prefeito da cidade, Osnei Stadler, divulgou uma carta nesta quinta-feira (24) oferecendo abrigo aos ucranianos.
De acordo com o documento, "Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra".
Carta é direcionada ao prefeito da cidade ucraniana Ternópil, Serhij Nadal. O documento afirma que foi estabelecido ao longo do tempo "um laço de amizade com o povo ucraniano e com as instituições oficiais da Ucrânia".
Divulgação do documento vem após os ataques sofridos pela Ucrânia pelo exército russo desde o início da manhã desta quinta-feira (24). O exército russo invadiu a costa leste da Ucrânia, através do mar, ar e terra e, entre os soldados ucranianos, já há pelo menos 40 mortos.
A tensão mundial a respeito da situação começou há semanas, quando mais de 100 mil soldados russos foram encaminhados à fronteira com o território ucraniano, que pertencia à União Soviética antes de se tornar independente.
Comunidade brasileira repudia ataques
Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk, repudiou a invasão da Rússia na Ucrânia, também falou sobre a preocupação com os brasileiros que vivem no país do leste europeu.
"Os ucranianos renascem das cinzas como Fênix, muitas guerras aconteceram em cima do nosso território, vamos conseguir superar também a invasão russa.", disse o Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira.
Brasil tem a quarta maior comunidade ucraniana do mundo, com cerca de 600 mil moradores.
Confira nota na íntegra
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642