Cotidiano

Incêndio Quedas do Iguaçu: reforços da PM irão continuar na cidade

A soma das autuações chegou ao valor de R$ 339.750,00


Imagem de Capa

Foto: Corpo de Bombeiros

Equipes de reforço da Polícia Militar continuarão na região de Quedas do Iguaçu nos próximos dias para evitar novas ações de queimadas e também fiscalizar. O resultado da atuação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi de R$ 339.750,00 em autuações, além de ofícios para Ministério Público para instauração de ação penal. Pelo 6º BPM de 25 a 31 de Dezembro, foram realizadas abordagens de 112 veículos e 168 pessoas na região, um menor de idade foi apreendido e uma motocicleta foi apreendida.

Devido a ausência de focos de incêndio e pontos quentes que necessitariam de atuação, as equipes do Corpo de Bombeiros que estavam na região voltaram aos Quarteis de origem, no entanto eles mantém a prontidão para apoio, em caso de novos incêndios na região. D

Ainda será confirmado via satélite no entanto, cerca de 600 hectares foram atingidos pelos incêndios. Pelo Batalhão de Operações Aéreas da PMPR, o saldo foi de três dias de Operação, totalizando 15h40min de voo; mais de 44.000 litros lançados sobre as chamas, em mais de 80 lançamentos, além de patrulhamento e reconhecimento aéreo para melhor emprego das Equipes de Bombeiros e Policiais.  

Recomendações Corpo de Bombeiros

 A preservação da Flora e Fauna da região só será possível se proprietários e toda a comunidade atuarem prontamente na visualização de ações de queimadas. 

Nos períodos de estiagens o solo e os vegetais ficam mais secos, propiciando de forma mais facilitada o início de um foco de incêndio que pode ser provocado pela ação humana com fogueiras mal apagadas, descarte de cigarros em locais inapropriados, queima de entulho, descuido na queima para limpeza de terrenos, quedas de balões acesos e também fogos de artifício.

 Caso se depare com um incêndio ambiental de pequeno porte, nada maior que 30 centímetros de altura, pode-se apagá-lo com água ou mesmo com a utilização de abafadores feitos de galhos de árvores mesmo, mas se o fogo já está muito alto ou consumindo uma extensão muito grande de vegetação deve-se ligar para o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193 e informar seu nome, telefone, onde é o incêndio, um ponto de referência, que tamanho está o incêndio, que direção o vento está soprando, se há casas próximas  e se há pessoas feridas ou em perigo. 

Denúncias podem ser feitas de maneira anônima ao telefone 181, para relatar pessoas que realizam queimadas ilegais e também repassar outros tipos de informações necessárias para coação desse tipo de crime ambiental. [

Redação Catve.com com Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano