Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado hoje

Mês de novembro foi escolhido por preceder período com estoques baixos

25 de novembro de 2021 | 09h24 | Atualizado há 4 dias

PUBLICIDADE
Hoje, 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A data marca a gratidão aos doadores pelas ações e também busca sensibilizar a população para a importância deste gesto.

O mês de novembro foi escolhido, justamente por proceder período de estoques baixos nos bancos de sangue.

No Paraná, quem doa sangue regularmente tem benefícios. A lei 13.964/2002 garante o direito à meia entrada em eventos culturais. Já a lei 19.293/2017 isenta o doador do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado.

Cascavel

Para conseguir realizar a doação de sangue, existem algumas condições que devem ser seguidas.

A pessoa precisa estar com boas condições de saúde, não pode estar fazendo uso de alguns medicamentos, nenhum sintoma de gripe, pesar acima de 50kg, não pode estar em tratamento oncológico e período de resguardo, não pode ter doenças cardíacas e nem doenças autoimunes.

É necessário ter entre 16 e 69 anos, lembrando que menores de idade precisam da autorização de algum responsável, acima de 60 anos só pode doar se já realizou a doação de sangue antes dos 60 anos.

No dia da doação, a pessoa tem que estar bem alimentada e bem hidratada, ter dormido pelo menos seis horas, também precisa levar um documento oficial com foto, no local irá fazer uma avaliação médica, onde terá o teste de anemia.

Hemocentro de Cascavel: Rua Avaetés, n° 370, no Santo Onofre.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<