Cascavel tem destinação correta para lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias

Além de ser uma ação cidadã, atitude é em benefício do meio ambiente e da saúde pública

24 de novembro de 2020 | 11h06 | Atualizado há 57 dias

Foto: Assessoria
PUBLICIDADE
Além de todo o resíduo sólido urbano que é produzido em Cascavel diariamente, o que chega a cerca de 300 toneladas por dia, há ainda outro tipo de lixo que precisa de um descarte especial, uma vez que ele pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde. O Município de Cascavel está preparado para receber esses inservíveis e garantir a destinação correta de itens como lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celular, pneus e óleos lubrificantes.

A destinação correta do lixo, incluindo a logística reversa obrigatória, é uma bandeira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel. Por essa razão, os cidadãos contam com locais apropriados para essa destinação, conforme a lei 12.305, que institui a política nacional de resíduos sólidos.

De acordo com a engenheira ambiental da Sema, Keila Kochem, a responsabilidade para a destinação desse tipo de resíduo é compartilhada, pois existe uma cadeia que envolve o produto. Dessa forma, tanto o consumidor, como comerciante e fabricante são responsáveis pelo destino correto dos materiais. "É muito importante que os cidadãos tenham essa responsabilidade de procurar um ponto e realizar a devolução desses resíduos especiais, porque a maioria deles apresenta algum componente que podem oferecer risco tanto à saúde das pessoas como ao meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, ao serem quebradas liberam um vapor de metal pesado de sódio e mercúrio, que pode causar problemas associados ao câncer e neurológicos e ainda comprometer o lençol freático. A mesma coisa acontece com as pilhas e baterias que possuem também metais pesados na composição. Então é fundamental que as pessoas executem a sua responsabilidade, faça o seu papel nessa cadeia e procure um ponto credenciado para devolver", pontua.

Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM