O corretor de imóveis brasileiro, Ricardo Molina, que mora em Orlando, na Flórida, mostra como são construídas as casas americanas e a diferença na estrutura projetada no Brasil e nos Estados Unidos.
O acidente fatal com o apresentador Gugu despertou o alerta para entender como foi que aconteceu e porque não foi possível evitar o acidente.
Gugu caiu do sótão da casa, de altura estimada entre sete e oito metros de queda livre enquanto trocava o filtro do ar-condicionado.
O corretor explica que diferente do Brasil, as casas americanas são compostas - quando feitas em dois andares, da seguinte forma: primeiro é construída uma caixa de bloco de concreto sem repartições e o segundo piso é uma caixa de madeira. A grande diferença das construções daqui são as lajes, que no Brasil são construídas com ferros entrelaçados e concretado com cimento.
Nos Estados Unidos, as lajes são feitas exclusivamente com madeira treliçada e no sótão não há parte estrutural para suportar o peso de uma pessoa, apenas é aplicado uma placa de gesso. Sobre o gesso, são colocadas espumas e mantas para manter a temperatura do imóvel durante os dias frios e então não é possível perceber as vigas - local indicado para pisar em caso de necessidade.
Segundo o corretor Molina, não há problema estrutural, provavelmente o apresentador Gugu não sabia da fragilidade que é o piso do sótão e ao pisar o gesso trincou e ele caiu. A estrutura da casa dele tinha o pé direito duplo, que é mais alto que o comum e chega aos 8 metros livre de um segundo piso.
Após a queda, Gugu foi levado ao hospital, mas morreu na noite de sexta-feira (22). Muitos artistas, familiares, fãs e amigos compartilharam o sentimento de tristeza nas redes sociais. Gugu tinha 60 anos e teve vários programas ao longo da carreira, passando por várias emissoras.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642